brincando com banha: biscoitos de água com sal grosso

25 de abril, 2010 

vou viajar daqui a sete dias, então já comecei a esvaziar a geladeira. no freezer, encontrei meio quilo de banha, que sobrou de quando fizemos empadinhas, e logo lembrei das receitas de um livro sensacional (Cozinhar melhor - Biscoitos e bolachas) que justamente pediam banha - ok, estava escrito que era possível susbstituir a banha por manteiga, mas me desculpem, banha é banha.

incrivelmente, uma das receitas era de biscoitos de água e sal. achei estranho: como é que um biscoito assim tão leve, hit de toda dieta de emagrecimento, pode levar banha? bem, lá em Oxford, de onde veio a receita, eles usam banha, mas o livro explica: usa-se bem pouca pra uma quantidade enorme de farinha. resolvi testar. também escolhi uma receita de biscoitos doces, amanteigados, que pedia, aí sim, muita banha, pra acabar de vez com o meu pacote.

decidi começar pelos biscoitos salgados e minha produção parou por aí. não porque seja difícil preparar biscoitos de água e sim porque por mais que minha cabeça continue daquele jeito (super ativa), meu corpo já não aguenta muito esforço. quando engravidei, senti que pela primeira vez, meu corpo mandaria na minha cabeça, e não o contrário. pois bem. depois que eu preparei a massa, abri, cortei (usei cortadores redondos de 5 cm), furei, salpiquei de sal grosso e parmesão (atenção: em metade deles, só sal, na outra, só queijo), marido assumiu o comando do forno enquanto eu fiquei jogada em uma cadeira, suando, bebendo litros de água e gemendo de dor nas costas.

os biscoitos levam no máximo 15 minutos pra assar. precisam esfriar bem. o livro diz que ficam ótimos com patês e queijos, mas a gente comeu purinhos, com uma limonada geladíssima, pra combater o calor. e atenção pessoal da firma: amanhã à tarde não precisaremos comer aquele bolo-que-ninguém-sabe-do-que-é, porque já enchi um tupperware com esses biscoitinhos.

fotosbiscos8

Biscoitos de água de Oxford (cerca de 50 biscoitos de 5 cm de diâmetro)

Ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento químico em pó
- 120 g de banha, gelada
- água
- sal grosso

Preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga duas assadeiras baixas.
Em uma tigela, peneire a farinha com o sal e o fermento.
Corte a banha gelada em pedacinhos e adicione à farinha, misturando bem com as pontas dos dedos, até esfregar toda a gordura na farinha e obter uma textura de migalhas grossas. Junto um pouco de água fria para a massa dar liga (eu usei quase meio copo), junte toda a massa com a mão até formar uma bola (se estiver farelenta, mais água nela).
Estenda a massa em uma supefície enfarinhada, até que fique bem fina (3 mm de espessura). Corte a massa em discos e fure com um garfo, salpique-os com sal grosso, sementes de papoula ou queijo ralado. Asse os biscoitos até que que as bordas fiquem ligeiramente douradas (10 a 15 minutos). Deixe esfriarem sobre uma grade.
E fica a dica de Oxford: o livro pede que eles sejam servidos em um cesto forrado com guardanapo!

biscoagua

9 Comentários

  1. hum, lady, será que quando eu chegar inda vai ter esse biscoitim? andei sapeando suas andanças receitísticas-bloguísticas e tá tudo muuuuuuuito apetitoso, das letras aos pratos, as always. beijocas

    Comentário por camila prado — 25 de abril de 2010 @ 22:47

  2. Adorei!! Queria estar na firma só para comer seus biscoitinhos água e sal. Aliás, Li, adoro seu blog!! Sempre que lembro, entro nele… Beijos grande Carol

    Comentário por Carol — 26 de abril de 2010 @ 11:03

  3. Camis, acho que do salgado não vai ter mais não, mas penso num quitute especial de comemoração pela sua (temporária) volta.
    E Carol, quando você voltar, eu também te faço um quitutezinho viu? Tou com saudades, hoje achei que tava ouvindo sua voz por aqui…

    Comentário por lidimes — 26 de abril de 2010 @ 12:15

  4. [...] eu assei os biscoitos de água e sal, minha ideia era preparar também uma receita de biscoitos amanteigados, usando banha em vez de [...]

    Pingback por receita de biscoitos amanteigados | Lidimes na Cozinha — 19 de maio de 2010 @ 12:40

  5. Me diz aí, não dá para trocar a banha por margarina forno e fogão? Sds

    Comentário por Adão — 10 de junho de 2010 @ 17:56

  6. olha, Adão, eu nunca usei margarina fogo e fogão…eu te diria pra trocar a banha por manteiga. mas se quiser tentar a margarina, depois me conta como ficou.

    Comentário por lidimes — 10 de junho de 2010 @ 20:36

  7. Que receita deliciosa,fiz aqui em casa meu marido adorou!!! muito bom

    Comentário por Aline — 29 de março de 2012 @ 14:42

  8. Boa tarde, aconselho substituir a margarina ou manteiga por óleos vegetais, como o óleo de milho ou de girassol, assim, o biscoito ficará nutritivo. Banha e manteiga, aumentam o colesterol e entopem as artérias. Mariana Menezes - Nutricionista

    Comentário por Mariana — 28 de fevereiro de 2013 @ 16:22

  9. Olá. Muito obrigada por dividir essa receita aqui no seu blog. Há muito tempo procuro uma receita de bolacha tipo cream cracker e nunca consegui um bom resultado. Minhas bolachas ficavam muito duras e eu sempre usei manteiga, achava que era melhor que banha. Depois de pesquisar muito sobre o assunto tive coragem de usar a banha pela primeira vez, e foi nessa receita que testei. Fiz primeiro com manteiga e gostei bastante, apesar da textura não ficar perfeita. Quando experimentei com banha nem acreditei, era tudo que eu sempre busquei, textura perfeita, quebradiça, melhor que cream cracker. Afinal, é feita com um ingrediente natural, uma gordura que se usada com critério é saudável, precisamos dela em quantidades certas. Enfim, é sempre melhor confiar na natureza, nada de margarina e gorduras hidrogenadas que causam doenças a longo prazo.
    Banha fará parte de algumas receitas minhas agora.

    Comentário por Lau Verrengia — 18 de setembro de 2013 @ 17:54

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

Deixe um comentário