glacê para biscoitos

29 de novembro, 2009 

Faz quase dois meses que tenho convivido diariamente com um Papai Noel inflável na porta de casa. É que sou vizinha de uma loja de luzes e bugigangas que só abre nessa época do ano, ou seja, uns dois meses e meio antes do Natal. Já sei que, como nos outros anos, esse Papai Noel de outubro não sobreviverá até dezembro, já está encardido, furado, fedido e logo será trocado por um colega que mora dentro de uma bola inflável onde neva, ou por outro, de tecido, que se balança em uma cadeirinha. Já sei também que, como nos outros anos, eu sou imune a esse tipo de provocação e meu espírito natalino só aflora quando entramos em dezembro.

A partir daí é uma correria só, pra comprar todos os ingredientes e achar tempo pra produzir centenas de biscoitos (foram mais de 600 no ano passado), decorar, embalar e entregar para as pessoas queridas. Porque pra mim esse é o verdadeiro espírito natalino: compartilhar coisas boas com quem a gente gosta (e gosta da gente).

Esse ano, eu ainda não sei como as coisas vão correr, quantos biscoitos vou conseguir fazer, qual o sabor, formato e etc mas já tenho dois aliados que vão facilitar muito a minha vida: meu “silpat de pobre”, que é um tapetinho de um material cujo nome nem o vendedor da Dagonetti sabia e que funciona maravilhosamente bem sem custar o absurdo de um silpat; e uma receita incrível de glacê. A receita saiu de um exemplar da coleção Cozinhar Melhor da Time Life (publicada aqui, há algumas décadas, pela editora Abril) e eu testei e adaptei um pouquinho, pra conseguir uma consistência mais maleável pra decorar o biscoito. Antes de testar essa, eu testei outra receita de um livro da mesma coleção, que pedia o dobro da quantidade de claras e ficou beeeeeeeeeeeem dura. Também comprei uma mistura pronta pra glacê real e testei - e joguei tudo fora cinco minutos depois, porque ficou uma argamassa que não aderia ao biscoito e ainda tinha um estranho gosto de não-sei-o-quê.

Depois de tantos testes, não tive dúvida: essa é a melhor receita que já usei em anos: mesmo mais molinho, esse glacê endurece em 15 minutos, fica com um aspecto brilhante, adere bem ao biscoito e é fácil de manusear com o saco de confeiteiro. Então, já antecipando meu espírito natalino, compartilho a receita com os queridos leitores.

glace

Receita de glacê fantástico

- 2 claras
- 3 xícaras (1 xícara= 250g) de açúcar de confeiteiro
- 1 e 1/2 colher (chá) de sumo de limão

Coloque as claras e 1 1/2 xícara de açúcar numa vasilha grande. Misture com um batedor elétrico até que a mistura esteja totalmente homogênea, por volta de 2 minutos. Adicione o limão e, aos poucos, o açúcar**, até obter um glacê denso mas que ainda escorre de uma colher. Use o glacê imediatamente ou cubra-o com um pano úmido e limpo, pelo tempo necessário.

** é bem provável que não seja necessáro usar toda a quantidade de açúcar recomendada; provavelmente, pouco mais de 2 xícaras e meia.

24 Comentários

  1. Acho que seu silpat deve ser como o meu, só preciso descobrir como ele não cria ar embaixo e não entorte as minhas preparações…rs

    Bom saber da dica do glacê.

    Bjs

    Comentário por Dani — 30 de novembro de 2009 @ 10:24

  2. Noooosa!!! que prático esse glacê fora que deixa o biscoito lindo, adooooorei!!!, bjos!!!

    Comentário por Ana Paula — 30 de novembro de 2009 @ 19:58

  3. Adorei! Esse ano eu e o maridón vamos fazer biscoitos tbm, até agora acho que vamos ficar com rosquinhas cobertas com um glacê bem parecido com esse seu e com côco em cima. Quando vejo essa história de biscoitos de natal lembro do episódio de Friends em que a Monica faz uns doces pros vizinhos do prédio e começam a abusar,aí ela fica quase louca de tantos doces que tem q fazer rsrs
    Bjo!

    Comentário por Larissa Popp — 3 de dezembro de 2009 @ 21:22

  4. QUERIDA LIDIMES, EM MINHA INGUINORÂNCIA NA ARTE DE DOCES, PELO QUAL TE SAIA MUITO BEM, GRAÇAS A DEUS, GOSTARIA DE SABER QUAL A DIFERENÇA DO AÇÚCAR DE CONFEITEIRO PARA O OUTRO
    AÇÚCAR FINO?
    TENHAS UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.
    QUE DEUS ABENÇOA-TE!!!

    ELIANE/ IMBÉ, RS.

    Comentário por ELIANE — 11 de dezembro de 2009 @ 16:52

  5. OUTRA COISA QUE GOSTARIDE DE TE PERGUNTAR QUE ESQUECI, É SE
    ESTE GLAÇÊ EU COLOCO NO BISCOITO ANTES DE LEVA-LO PARA ASSAR, OU
    DEPOIS DO BISCOITO ASSADO E FRIO AÍ QUE VOU DECORAR OS BISCOITOS!!!
    ABRÇS..
    ELAINE/ IMBÉ RS.

    Comentário por ELIANE — 11 de dezembro de 2009 @ 16:58

  6. Olá Eliane,
    O açucar de confeiteiro é mais fino que o açucar normal e por isso funciona melhor para coberturas e decorações. Os biscoitos devem ser decorados depois de assados e frios.
    Boa sorte!

    Comentário por lidimes — 12 de dezembro de 2009 @ 15:51

  7. Não fica com cheiro de ovo?

    Comentário por Cristina — 13 de dezembro de 2010 @ 10:27

  8. Cristina, ele não fica nem com cheiro, nem com gosto de ovo.

    Comentário por lidimes — 13 de dezembro de 2010 @ 15:58

  9. Querida gostaria de saber se ele fica bem sequinho e se eu colocar corante não vai alterar na consistencia
    obrigada
    Adriana

    Comentário por Adriana — 7 de novembro de 2011 @ 15:36

  10. oi Adriana,
    não se preocupe, pode colocar corante que não altera a consitência. e sim, ele fica bem sequinho, só precisa ter paciência :-)

    Comentário por lidimes — 22 de novembro de 2011 @ 15:31

  11. Gostaria de saber o que é este batedor elétrico. Pode ser a batedeira? O total de açucar confeiteiro que vou usar é 3 xícaras (mais ou menos) ou é esta quantidade mais l xic. e meia?

    Obrigado

    Eleana

    Comentário por Eleana Pitta — 10 de dezembro de 2011 @ 17:51

  12. oieeeeeeeeee……
    segui a receita ficou dez, dividi a massa e cloquei corante
    Branco, verde e vermelho….AH!!!! N A T A L!!!! como os saquinhos eram descartavies coloquei os corantes no proprio saquinho e fui mexendo o qlace no proprio saquinho. Obrigadu e Feliz Natal!!!!

    Comentário por vania — 15 de dezembro de 2011 @ 7:58

  13. [...] em pó. obviamente, como os bicoitos são marrons, pro cacau aparecer, eu cobri cada um deles com glacê, esperei que ele estivesse quase seco (uns 10 minutos) e então peneirei o cacau por cima. tchans, [...]

    Pingback por biscoitos decorados com estencil | Lidimes na Cozinha — 16 de dezembro de 2011 @ 22:38

  14. cara vo fazer essa receita

    Comentário por bruna — 28 de agosto de 2012 @ 18:18

  15. oi gostaria de saber se o corante pode ser o mesmo usado em pasta americana \corante líquido\

    obrigada beijos

    Comentário por Geisi — 5 de dezembro de 2012 @ 21:10

  16. E posso usar açúcar impalpavel no lugar de confeiteiro será??

    Comentário por Geisi — 5 de dezembro de 2012 @ 21:14

  17. Geisi, o corante pode ser o mesmo do que o usado em pasta amaericana. Quanto ao açúcar, eu acho que o impalpável não é aonselhável, porque ele tem mais amido e pode modificar a consistência do glacê. Mas eu nunca tentei….se você quiser fazer um teste, depois me conta se deu certo!

    Comentário por lidimes — 7 de dezembro de 2012 @ 10:30

  18. Oi, adorei essa receita de glacê, é divina, fiz ontem e deu bem certinho, secou muito rápido, acho q mais ou menos 15 minutos mesmo, parabéns pela receita !

    Comentário por Fabiana — 19 de dezembro de 2012 @ 8:11

  19. Lidimes, muito obrigada pela receita! Gostei principalmente do fato de a secagem ser rápida, o que conserva os bicoitos sequinhos.

    Você sabe a validade dos biscoitos com esta cobertura, caso eu queira vender? Muito obrigada!

    Michelli

    Comentário por Michelli Bach — 3 de março de 2013 @ 23:33

  20. Lidimes obrigada pela receita de glacê, vou tentar essa, ainda, se não der certo, desisto, já tentei muuuiiitas…mas o que eu queria mesmo saber onde vc comprou seu silpat de pobre os que eu vi por aqui, pra amadora é muito caro. obrigada bjs

    Comentário por waldara necy da rosa — 19 de março de 2013 @ 21:02

  21. Olá!! gostaria de saber quanto rende esta receita de glacê? Ou seja, quantos biscoitos, mais ou menos, posso enfeitar com ela? Consigo enfeitar vinte e cinco? Preciso dobrar a receita? Me ajude!!! Obrigada!

    Comentário por daiane marcon — 2 de maio de 2013 @ 22:59

  22. GOSTARIA DE SABER SE BATEDOR ELETRICO E O MESMO QUE BATEDEIRA?

    Comentário por SIMONE OLIVEIRA — 3 de julho de 2013 @ 10:42

  23. muito bom

    Comentário por douglas rech — 9 de novembro de 2013 @ 12:02

  24. A receita do glacê é igual da minha mãe, todo ano fazemos bolachinha de mel e esse ano assim faremos, é uma receita que rende bem e só fica gostosa com a decoração colorida.

    Comentário por Telma — 12 de novembro de 2013 @ 10:56

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

Deixe um comentário