sugestão de jantar simples e gostoso

03 de agosto, 2011 

desde que o Heitor nasceu, e mais ainda desde que ele começou a comer papinhas, meu conceito de comida gostosa mudou bastante. nunca me considerei uma gourmet, daquelas que apreciam produtos exóticos/ exclusivos/ especiais, mas sempre gostei de comer pratos elaborados, de preparo demorado e uma lista infinita de ingredientes. mas há um ano, minha vida mudou, meu tempo na cozinha foi reduzido a quase nada, e eu passei a dar cada vez mais valor às comidas simples: uma cenoura bem cozida com salsinha, couve flor feita no vapor e salpicada de sementes de gergelim, mandioca cozida e servida com manteiga e sal, postas de peixe assadas com sementes de coentro e por aí vai. quando o Heitor entrou nos sólidos e eu comecei a preparar as papinhas dele, que no início eram basicamente 3 legumes diferentes e uma proteína animal bem cozidos, amassados no garfo e servidos com um pouco de azeite, redescobri a graça de muitos legumes, e como é possível, sem muito trabalho e com poucos ingredientes, conseguir refeições saborosas. desde então, deixei de lado receitas de sopas mais glamurosas e toda vez que a temepratura cai, por exemplo, cozinho 2 ou 3 legumes e alguma carne, bato no liquidificador, jogo algumas ervinhas e fico satisfeitíssima com o resultado.

mas quando a gente tem convidados pra jantar, não dá pra servir só uma sopinha de legumes com, digamos, músculo. a ocasião pede algo mais elaborado. mas que isso não signifique muitas horas presa na cozinha, preparando o banquete enquanto marido corre atrás do pequeno (que está andando que é uma beleza)! nem muitas horas na rua atrás de ingredientes especiais ou que estavam em falta na despensa - quem mora em SP sabe o quanto está cada vez mais difícil se locomover de um ponto a outro, sem perder tempo e o bom humor. então, o que fazer? oras, abrir a geladeira, o freezer, a despensa e abusar da criatividade. foi assim que no último sábado eu criei o seguinte menu: petiscos: mix de castanhas + cerveja gelada (que sobraram da festa de aniversário do Heitor); prato principal: cuscus marroquino + tagine improvisado de frango com grão de bico, ameixas secas, passas e cenouras + abobrinhas no vapor com alecrim; sobremesa: ovos nevados. tudo isso foi preparado em pouco mais de uma hora (enquanto o Heitor cochilava e o marido dava um tapa na sala). os convidados trouxeram vinho, sua boa prosa e amizade, e tivemos uma noite muito boa. e uma refeição super saborosa! peço desculpas pelas fotos, mas é que não sobrou nada da comida para fotografar no dia seguinte, com luz natural. éramos quatro, mas comemos por seis! (o Heitor beliscou um pouco do cuscus e da abobrinha…)

tagine

Tagine de frango com ameixas pretas, cenoura, grão de bico e passas (6 pessoas)
Ingredientes:
1,5 kg de filé de peito de frango
1 cebola média bem picada
200 g de grão de bico já cozido (eu usei o de caixinha)
2 colheres de sopa de ameixas secas bem picadas
2 colheres de sopa de uva passa
1 cenoura média descascada e cortada em cubinhos
coentro em grãos
cominho em pó

Preparo:
Corte o frango em cubos de mais ou menos 2 cm. Em uma panela média, doure a cebola em um pouco de azeite. Quando estiver amolecida, junte o frango, frite, acrescente sal, adicione a cenoura, as semente de coentro (meia colher de chá), 2 colheres de chá de cominho em pó e meio copo de água. Abaixe o fogo, tampe a penla e deixe o frango cozinhar por 30 minutos (se a água secar, coloque mais). Acrescente as ameixas secas, as passas e o grão de bico e cozinhe por mais 15 minutos (se for preciso, acrescente mais água). teste e ajuse o tempero se for o caso e deixe na panela até a hora de servir.

Abobrinhas no vapor com alecrim
Ingredientes:
2 abobrinhas médias cortadas em palitos
folhas de alecrim fresco (ao gosto do freguês)

Preparo:
Coloque um copo de água em uma panela média e leve ao fogo. Quando estiver fervendo, coloque sobre essa panela um escorredor de macarrão de inox ou outro material bem resistente ao calor. Coloque as abonrinhas cortadas dentro do escorredor e deixe cozinharem. Apague o fogo, tempere as abobrinhas com sal, pimeta-do-reino, azeite e folhas de alecrim e sirva.

ovosne

Ovos nevados (6 pessoas)
Ingredientes:
6 ovos
6 colheres de sopa de açucar
1 litro de leite integral
essência de baunilha
canela em pó

Preparo:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve até que fiquem bem firmes. Acrescente, uma a uma, 3 colheres de açúcar, continue batendo até obter um suspiro. Coloque o leite em uma panela grande e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo, pegue colheradas do suspiro e cozinhe no leite: deixe 15 segundos de cada lado, vire com cuidado para não quebrar. Retire com uma escumadeira e coloque em um recipiente fundo. Reserve.
Bata as gemas com as outras 3 colheres de açúcar e a essência de baunilha, até que forme um creme. Acrescente o leite do cozimento (ainda quente), misture bem e leve ao fogo médio para engrossar, mexendo sempre, sem deixar ferver. Retire do fogo, continue mexendo até que esfrie (mexa para não talhar), jogue por cima dos suspiros cozidos. Leve para gelar, salpique canela em pó e sirva.

2 Comentários

  1. Sou testemunho palatar deste tagine que se fala, e desses ovos nevados de que tanto tenho a falar. Tenho, sim, ah! como tenho precisamente a recordação deste dia. Tudo foi muito rápido, durou pouco mesmo, tagine mio! Sou mesmo suspeitíssimo pra falar dos pratos da Lidimes,sei disto por nossa amizade(+ Heitorzinho e + David Galasse, claro). Frequento a casa, local sempre de boa comida e de boa conversa, sim, louvado seja pelos deuses, não teria como me manifestar de outra forma pois fui presenteado este dia com tamanho banquete. Mais uma vez, me disponibilizo pra outros convites, só não sei se vai mesmo dar tempo de tirar uma fotinho.

    Comentário por paulo ferreira — 4 de agosto de 2011 @ 10:25

  2. adorei a receita de ovos nevados eu fiz e uma delicia gourmet tem miuto bom gosto

    Comentário por juju — 27 de setembro de 2012 @ 16:53

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

Deixe um comentário