formas e forminhas pra muffins (e um truque gostoso)

15 de maio, 2010 

forminhas

voltei de férias e encontrei aqui um comentário com perguntas sobre que formas de muffins usar e onde comprá-las. meu impulso inicial foi escrever um email pra autora do comentário, mas decidi escrever um post a respeito (me desculpe pela demora, Carô, mas você vai ver, o post ficou melhor do que o email ficaria!), porque acho que as dúvidas dela são as de muitas outras pessoas. e fiz o seguinte: escolhi uma receita de muffins, preparei a massa e assei em diversas formas e forminhas, pequenas e médias, de silicone, papel, com o suporte de assadeiras e sem, pra contar aqui o que acontece em cada situação. e antes de falar dos resultados deste experimento, acho que vale compartilhar algumas informações úteis pra quem quer fazer muffins e está em dúvida sobre que formas e assadeiras comprar. ah, as dicas de lojas são todas de São Paulo, peço desculpas àqueles que são de fora…

Assadeiras: eu tenho de dois tamanhos: uma assadeira de mini muffins, que uso pra fazer muffins mais simples e geralmente salgados (como esse mini muffin de linguiça), e outra pra muffins médios, as duas antiaderentes e da marca Wilton. já vi em algumas lojas assadeiras pra muffins maiores, mas acho esses dois tamanhos suficientes. comprei todas na Central do Sabor, mas sei que é possível encontrá-las na Barra Doce e na Dragonetti (nem sempre). ah, mesmo que as formas sejam antiadarentes, aconselho a untá-las sempre, com um pouco de manteiga, pra evitar acidentes. a minha primeira fornada de muffins foi assada na assadeira média e me rendeu meia dúzia de muffins com cara de cogumelos. isso porque eu coloquei muita massa e a parte de cima de cada muffin cresceu muito e transbordou. logo depois, fiz outra receita, colocando menos massa, e os muffins ficaram com um aspecto bem legal. e aí comecei a receber encomendas semanais de muffins, que deveriam estar embalados individualmente, então pra eles ficarem com uma cara mais “profissional”, passei a usar forminhas de papel. (assim: eu coloco a forminha na assadeira, nesse caso sem untar a assadeira, e coloco a massa na forminha).

Formas de papel: uso só para assar muffins mde tamanho médio (aliás, nunca vi forminhas de papel pra mini muffins, mas acho que forminhas de brigadeiro podem servir). tenho dois tipos: brancas, brasileiras, bem baratas, que eu compro em embalagens de 150 lá na Central do Sabor - o tamanho da forminha que encaixa na assadeira é 0. também tenho forminhas decoradas pra ocasiões especiais, da marca Wilton, compradas na Central do Sabor - mas já vi à venda na Barra Doce e Dragonetti. o inconveniente das forminhas de papel é que a massa gruda nelas então quem come sempre perde um pouquinho do muffin (ai mente gulosa!). mas os muffins ficam uma graça. as forminhas decoradas são mais caras, mas fofas, e não custam assim um absurdo (eu não lembro quanto paguei - talvez 10 reais por 50 forminhas?). recomendação: se for assar muffins em formas de papel, coloque as forminhas na assadeira de muffins, porque o papel não aguenta sozinho o peso da massa e o risco dos muffins ficarem deformados é enorme (foi o que aconteceu hoje de manhã…)

Formas de silicone: são super práticas (não precisa untar, é só usar, lavar, secar e reutilizar), esfriam bem rápido e deixam os muffins com um aspecto caneladinho na parte de baixo. eu tenho formas de silicone de três tipos: mini, que eu comprei no Pão de Açucar; média redonda (comprei na Dragonetti) e média quadrada (idem). as formas de silicone são mais resistentes que as de papel, mas aconselho a usá-las sempre dentro de uma assadeira, porque senão o peso da massa deforma o muffin. por isso mesmo (já que eu não tenho assadeira de muffins quadrados), eu só usei uma vez minhas forminhas de silicone quadradas, e os muffins não ficaram muito bonitos.

Grade pra esfriar os muffins: precisa? sim! quando os muffins saem do forno, devem ser retirados da assadeira pra esfriar. se você colocá-los sobre a mesa, vai ver que o muffin vai “suar” embaixo e vai demorar pra esfriar. por isso, aconselho comprar uma grade de esfriar bolos (é barata e está à venda em qualquer loja de utensílios de cozinha), que aliás poderá ser super útil pra esfriar biscoitos, pãezinhos e, obviamente, bolos.

e agora, ao experimento desta manhã. essa é uma assadeira de muffins médios, com forminhas diferentes: a rosa é de papel, decorada; a branca é de papel simples e a amarela, de silicone. também assei alguns muffins médios direto na assadeira; nesse caso, untei com manteiga. e assei dois muffins somente nas forminhas de papel, sem o suporte da assadeira.

medios

e assei dois muffins somente nas forminhas de papel, sem o suporte da assadeira. olha como eles ficaram deformados.

assadosmedios

e essa é minha assadeira de mini muffins, com algumas forminhas de silicone. também assei mini muffins direto na assadeira; nesse caso, untei com manteiga.

pequenitos

essa foto mostra a grade de esfriar muffins (e outras delícias) e também como os muffins ficam lisos embaixo se assados direto na assadeira (muffin da direita) ou caneladinhos, se assados nas formas de silicone (muffin da esquerda).

esfriando

hm, acho que era isso. quer dizer, faltou o truque gostoso: quando a massa do muffin é mais simples, sem pedaços de frutas frescas ou secas, eu costumo colocar uma colherzinha de café de geléia em cada forminha, antes de assar - primeiro coloco um pouco de massa, coloco a geléia e cubro com mais um pouco de massa. não tem coisa melhor do que dar uma mordida e sentir a geléia molhando o muffin…

geleinha

43 Comentários

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Lidimes na Cozinha. Lidimes na Cozinha said: formas e forminhas pra #muffins (e um truque gostoso) http://goo.gl/fb/KfIMa #doces [...]

    Pingback por Tweets that mention formas e forminhas pra muffins (e um truque gostoso) | Lidimes na Cozinha -- Topsy.com — 15 de maio de 2010 @ 19:02

  2. Gracias pela orientação amendoa-perística. Os financiers ficaram médios, um pouco enjoativos ja que fiz eles muito grandes (entendi porque fazem sempre pequeninho). Os muffins de pera, por sua vez, fizeram muito sucesso mas sofreram um problema: nao cresceram! Fiz a maioria em formas de silicone soltos e alguns direto na forma de muffins… o que fiz de errado?

    Comentário por denis — 15 de maio de 2010 @ 23:49

  3. meu Deus! eu nunca vi muffins não crescerem! eles tinham fermento? ou bicarbonato? o forno estava quente? e por fim: a receita era da Heloisa Bacellar? (algumas receitas dos livros dela não dão super certo…)

    Comentário por lidimes — 16 de maio de 2010 @ 11:33

  4. Tô emocionada com a sua resposta! Se ajudou?!? Helenoca e os amigos da escola agradecem. E de quebra ainda levei as receitas de muffins que mais estava procurando: banana/aveia e granola. Vou comprar as forminhas e mando notícias das minhas aventuras muffinsísticas pra você.

    Comentário por Carô Evangelista — 16 de maio de 2010 @ 14:00

  5. Nossa, adorei as forminhas decoradas!Já procurei por tudo aqui em Porto Alegre e só acho as brancas. Fazer bolinhos com uma forma de cada cor fica lindissimo!

    Comentário por — 16 de maio de 2010 @ 21:08

  6. Olá! Adorei este post! Estava procurando informações sobre as forminhas de papel coloridas e achei sua dica. Só pergunto se esses da marca wilton soltam tinta no bolinho?
    Sim, eu queria muito dizer que… é muito prático, mas o uso constante de forma de silicone é prejudicial à saúde. Silicone é de origem plástica e este quando queimado, solta os mesmos elementos que se queimar plástico, ou seja, diversas toxinas, entre elas a dioxina. A forma no forno, realmente, solta em menor quantidade. Mas é a mesma subtância sendo expelida… fui proibida aqui de usá-las (não sabia disso). Desde então, uso só as de papel mesmo.
    Grande beijo!

    Comentário por Raquel — 25 de maio de 2010 @ 15:45

  7. Oi Raquel, obrigada pela dica das forminhas de silicone!
    Atá onde testei, as forminhas de papel da Wilton não soltam tinta não…(mas sinceramente, acho que o preço delas não compensa e uso muito mais as forminhas de papel branco).

    Comentário por lidimes — 25 de maio de 2010 @ 21:28

  8. Quero tirar uma dúvida quanto a forma de papel.
    A forminha é aquela normal que usa-se para docinhos ou é outra?

    Comentário por Francieli — 2 de junho de 2010 @ 21:24

  9. Quanto carinho, amei o post! Obrigada pela dedicação de colocar todos essas fotos e dividir com os outros. É a primeira vez que farei muffins e aqui achei todas as respostas para as dúvidas com relação à forma ideal, forminhas de papel, etc!

    Comentário por Michelli — 16 de junho de 2010 @ 18:13

  10. Como posso comprar essa assadeira para assar Muffins?

    Comentário por Vanessa — 19 de julho de 2010 @ 16:14

  11. oi Vanessa
    não sei de que cidade você escreve. Em São Paulo, eu compro as formas na Central do Sabor ou Dragonetti- os endereços estão na Internet.

    Comentário por lidimes — 21 de julho de 2010 @ 13:03

  12. Olha, parabéns. Você tem um geitinho de falare ensinar culinária que prende a atenção e nos encanta.
    Foi muito gratificante a encontrar na net, uma vez que meu rob éa culinária. E aprende muito com voçê sobre mufins.
    Obrigado.
    Um grande abraço.

    Comentário por Cesar Torres Silva — 2 de setembro de 2010 @ 7:19

  13. Obrigada pelas dicas. Você esclareceu todas as minhas dúvidas!

    Bjos e sucesso!

    Rose

    Comentário por Rosemere — 12 de setembro de 2010 @ 6:38

  14. [...] assei 12 muffins em formas de silicone e outros três em formas de alumínio que eu uso pra fazer petit gâteau, bem untadas com manteiga [...]

    Pingback por muffins integrais pra um domingo chuvoso (que começou às 6 da manhã) | Lidimes na Cozinha — 26 de setembro de 2010 @ 11:20

  15. Oii adorei o passo a passo, mas quero saber uma coisa. A forminha branca de papel é amanteigada?
    Pq aqui em minha cidade só encontrei papel puro e fiquei com medo de colocar no forno.
    Obrigada
    Bjs

    Comentário por Flávia Margutti — 30 de setembro de 2010 @ 15:07

  16. Flávia, a forminha é amanteigada- pelo menos é o que diz a embalagem. Mas acho que você pode usar a forminha de papel normal, e untá-la com um pouco de manteiga amolecida (use um pincel, ou o dedo limpo). Boa sorte!

    Comentário por lidimes — 30 de setembro de 2010 @ 15:31

  17. Olá, adorei seu post! Tirou muitas das minhas dúvidas (:
    mas fiquei curiosa, pq já que as forminhas de silicone não servem pra ficarem sozinhas, será que uma forma idêntica à sua de alumínio feita em silicone suportaria?
    é que encomendei uma forma dessas e agora estou em dúvida :/
    ah e obrigada (:
    bjos!

    Comentário por Gisele — 1 de novembro de 2010 @ 15:09

  18. já no final do expediente acho esse site lindo! sou mineirinha e vou tentar achar as dicas por aqui em BH. grande bjo

    Comentário por JACK — 8 de novembro de 2010 @ 16:00

  19. aonde tem para vende forma de silicone de bolo

    Comentário por elianasantoscanova — 13 de dezembro de 2010 @ 6:35

  20. algumas forminhas de papel interessantes tbm podem ser encontradas aqui em SP nos Armarinhos Santa Cecília, Rua Cavalheiro Basílio Jafet, 107 - ao lado da 25 de março

    Comentário por Eduardo — 14 de dezembro de 2010 @ 23:20

  21. Oi
    Tenho algumas dúvidas…eu posso usar como suporte a forma de silicone para as forminhas de papel?
    Valeu!!

    Comentário por Rose Gatinho — 8 de março de 2011 @ 20:41

  22. Oi, amei o site, eu gostaria de posso assar os muffins nas suas forminhas, mas em assadeira comuns, do tipo aquela que assamos pizza ou salgadinhos. Aqui em Recife não é tão facil de achar…obg bjus

    Comentário por Patricia Carla — 15 de março de 2011 @ 13:34

  23. Olá adorei o post!!! Mas fiquei com uma dúvida. Posso colocar a forminha de papel dentro da silicone. Tinha feito só com as de papel e não tinha dado certo. Hoje vi na loja essas de silicone e achei um mimo só, fiquei super entusiasmada mas tinha essa dúvida!!!

    Comentário por Shirley — 31 de maio de 2011 @ 16:51

  24. Oi,
    Vc pode me dizer onde comprar essas formas de silicone e de papel para muffins?

    Comentário por Eduardo — 3 de julho de 2011 @ 23:36

  25. Eduardo, você pode comprar essas formas em lojas especializadas em artigos de confeitaria/ cozinha. Em SP, sugiro a Central do Sabor, M Dragonetti e Barra Doce.

    Comentário por lidimes — 7 de julho de 2011 @ 0:17

  26. ONDE EU POSSO COMPRA FORMAS PARA MUFFINS.

    Comentário por Bernard — 24 de julho de 2011 @ 18:40

  27. Adoro suas dicas!
    por favor me ajude a comprar as mini forminha de muffins
    agradeçomuito

    Comentário por edna — 4 de agosto de 2011 @ 21:58

  28. Delícia de Post.

    Comentário por Fernando Alves — 30 de setembro de 2011 @ 13:33

  29. Obrigada, foi muito útil suas informações, adorei !

    Comentário por Maria Beatriz — 10 de outubro de 2011 @ 14:19

  30. eu gostaria de saber onde eu encontro mini forminhas de capcake em belo horizonte para comprar forminhas de papel impermiavel me retorna o mais rapido possivel

    Comentário por ana aparecida souza — 12 de outubro de 2011 @ 20:49

  31. Obrigada pelas dicas, trabalho bonito seu! Parabéns!

    Comentário por Tieko — 16 de janeiro de 2012 @ 16:58

  32. Obrigada pelas informações,vou fazer agora. Voce é muito generosa em suas informaões e isso é essencial. Paz e Bem.

    Comentário por Leila — 12 de fevereiro de 2012 @ 15:29

  33. Olá, onde posso encontrar essa forma de mini muffins? Moro no Rio de Janeiro e estou precisando para asssar mini brownies… Obrigada. Rejane Matos

    Comentário por Rejane Matos — 28 de fevereiro de 2012 @ 11:28

  34. Olá! Óptimo trabalho! :))
    Obrigada pelas dicas, são muito úteis, principalmente para uma desastrada no que diz respeito a doçaria!…. :/ Hoje experimentei fazer uns muffins, em formas de papel, mas como sou completamente leiga nestas coisas não usei nenhum suporte e ficaram completamente deformados, alguns até transbordaram (pus muita massa) :( . Mas agora com as suas dicas acho que os de amanhã (que vou levar aos sogrinhos :D ) vão ficar bons.
    Só tenho uma dúvida: o meu forno não tem contagem de graus, por isso fica difícil saber a temperatura certa, o que faço nesse caso? Os de hoje ficaram completamente queimadinhos por baixo (até dá dó de olhar pra eles) e o papel ficou muito colado… Tem algum truque que me possa ensinar, por favor?!
    Obrigada! Beijinhos desde o Porto! :)

    Comentário por Karen Vasquez — 8 de abril de 2012 @ 0:40

  35. Adorei as explicações…obrigada!!

    Comentário por Adriana — 8 de junho de 2012 @ 0:05

  36. olá! suas dicas são preciosas, mas o mais incrível é a minúcia das suas explicações! de uma delicadeza impressionante!

    Comentário por Regina — 30 de julho de 2012 @ 10:03

  37. Obrigada pelo post excelente !! Quero fazer muffins para comemorar oaniversario de um ano data minha filha na creche e seu post me encheu de coragem !!!

    Comentário por danielle — 12 de outubro de 2012 @ 11:11

  38. Adorei tds as suas explicações!!O que vc explica são as duvidas de inumeras pessoas!!Parabéns!!bjs

    Comentário por soluana — 21 de outubro de 2012 @ 10:51

  39. TENHO FORMAS DE SILICONE DE BICHINHOS, COM FORMATO DE FLOR, E RESOLVI ASSAR NELAS .
    FIQUEI MARAVILHADA VENDO CRESCER E TOMAR A FORMA . MAS… LOGO A FRUSTRÇÃO. NÃO CONSEGUI TIRAR O BOLO. TODOS QUEBRARAM, AGARRARAM..
    SERÁ QUE TEM ALGUMA DICA PARA DAR CERTO? PENSEI EM FAZER BOLINHOS BONITINHOS E ME ESTREPEI.
    OBRIGADA

    Comentário por terezinha — 22 de novembro de 2012 @ 18:33

  40. Gostaria de saber se para quem não tem assadeira de muffins como é que se faz para assar , pois comprei as forminhas quadradas de silicone e não sabia que precisava de assadeira , então não comprei e gostaria muito de poder fazer esse final de semana e não sei como , devo fazer em banho-maria , em tabuleiro comum ou somente com assadeiras ??

    Comentário por Evellyn — 23 de novembro de 2012 @ 23:48

  41. Olá…. Vc saberia me dizer se essas Forminhas de muffins de silicone serve para fazer escondidinho??

    Comentário por Bianca — 4 de setembro de 2013 @ 6:11

  42. adorei me passa a receita vai tenho forminhas de silicone e todas as vesez que fiz sem untar picarao todos grudados entao agora quando uso eu sempre unto com margarina e farinha eu posso estar colocando forminha de papel por dentro da de silicone pra assar

    Comentário por viviprimiani — 7 de setembro de 2013 @ 11:41

  43. Como faço para meus muffins ficarem cabeçudos? Os meus ficam arredondados como cupcakes, quero que fiquem com aquela cabeça bem grande acima da forma.

    Comentário por Katia — 27 de outubro de 2013 @ 8:44

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

Deixe um comentário